A comunidade de Lagoa Funda/Taboca do município de Candiba, receberam as visitas do Secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, o Senhor Lúcio Neves, dos representantes da Bahiater/Setaf/Brumado, Coordenador Senhor Zé Luiz, agrônomo Sr. Cleiton Pereira, Professor Peréu e Ana Amélia, dos técnicos as Senhoras Cristiane Leal e Maria da Paz, e o palestrante Senhor Nelson Pereira para o lançamento do ”Programa de Revitalização da Lavoura de Cana de Açúcar. A reunião aconteceu na residência do Vereador Tibério Fausto com a presença do Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Taboca o Senhor Sinvaldo Ribeiro, e Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Barro, Senhora Geralda Lima e agricultores familiares da comunidade. A reunião começou com a palestra do técnico a Senhora Maria Paz sobre alimentação do rebanho com o próprio bagaço da cana de açúcar, falou também da vacina do rebanho e cadastramento do gado que começa no mês de março e termina em junho.

Depois falou o agrônomo Senhor Cleiton Pereira sobre a implantação do “Programa de Revitalização da Lavoura de Cana de Açúcar” de grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar na região de Candiba. Ainda de manhã falou também o Professor Peréu da necessidade de melhorar a genética com novas variedades de cana para aumentar a produção de cachaça e rapadura que vai gerar mais emprego e renda aos moradores da comunidade.

Ao meio dia fez uma pausa para o almoço, logo depois recomeçou a reunião com a fala do anfitrião do evento Vereador Tibério Fausto que agradeceu a presença de todas e de todos inclusive dos Vereadores Deusdete Pereira e Charles e que a escolha da sua sua comunidade para o lançamento do “Programa de Revitalização da Lavoura de Cana de Açúcar” da Secretaria de Agricultura de Candiba, deixa todos nós felizes com essa iniciativa agradecemos também o apoio do Prefeito Jarbas e o Secretário Lúcio Neves. Depois falou o Secretário Lúcio Neves da importância desse “Programa de Revitalização da Lavoura de Cana de Açúcar” tanto para essa região como para todo município de Candiba que tem outras comunidades que ainda cultiva a cana de açúcar. Quero neste momento agradecer ao Prefeito Jarbas que vem sempre pppapoiando esse trabalho junto com os agricultores familiares e disse também que quer aumentar a compra dos produtos da agricultura familiar para merenda escolar e até o final do seu mandato quer chegar aos 50% inclusive com a compra dos tabletes de rapadura e açúcar mascavo que vai ser produzido aqui na Comunidade.

E encerrou suas palavras agradecendo a presença de todos e pediu apoio ao programa pois o principal vitorioso será o agricultor familiar.

O secretário Lúcio falou também da importância dessa parceria da Secretaria de Agricultura com a Bahiater/Setaf na pessoa do Coordenador Zé Luís e todos os técnicos do órgão que tem sido muito importante para alavancar o desenvolvimento da agricultura familiar em nosso município.

Agora o momento mais esperado do palestrante que tem grande conhecimento sobre a cana de açúcar e seus derivados, pois o mesmo se sentiu em casa, pois estava vindo de uma região grande produtora de cachaça e rapadura, o município de Abaíra na região da chapada Diamantina fabrica a melhor cachaça da Bahia e talvez do nordeste graças ao trabalho deste grande profissional o agrônomo Nelson Pereira que está trazendo os seus conhecimentos para outras regiões (além das fronteiras) como a comunidade de Lagoa Funda/Taboca do município de Candiba. O professor Nelson Pereira deu uma aula e tanta sobre todos os derivados da cana de açúcar, além da cachaça falou sobre a rapadura, implantação da fabricação do açúcar mascavo, produto que está tendo uma grande procura pelos consumidores do mercado interno como externo. Os agricultores familiares que participaram da palestra ficaram atentos sempre fazendo perguntas e questionamento ao palestrante, que foi importante está participação dos agricultores familiares tirando as suas dúvidas sobre o novo momento da produção de cana de açúcar, rapadura e cachaça onde a Bahia já começo a exportar para outros países.

Depois falou o Coordenador do Setaf o Senhor Zé Luís da importância dessa parceria da Bahiater, Secretaria de Agricultura de Candiba e os agricultores familiares da comunidade de Lagoa e Taboca para colocar esse programa pra frente, pois terá todo apoio do Governo do Estado da Bahia, Rui Costa, através da SDR/CAR e também da Bahiater com total assistência técnica, pois queremos trabalhar juntos de quem quer trabalhar por uma Bahia mais justa para todos, e aqui eu estou sentindo firmeza ao lado do Secretário de Agricultura de Candiba Lúcio Neves, dos Vereadores Tibério, Deusdete, Charles e de todos esses homens e mulheres guerreiras da comunidade de Lagoa Funda/Taboca. Muito obrigado a todos os moradores da comunidade.

Disse do potencial que tem a região, pois ali começou fazer cachaça e rapadura desde o século passado. Depois ele fez uma visita ao canavial junto com os agricultores familiares e deu sugestões para aprimorar a produção de cana, uma das sugestões foi o espaçamento em que o mesmo pode ser aproveitado para o plantio de outras culturas como feijão, milho etc.

E para finalizar fez um convite aos agricultores familiares para visitar a comunidade de Abaíra que trabalha na fabricação de cachaça, rapadura e açúcar mascavo, e agradeceu a presença dos agricultores familiares no evento.

Fonte: ASCOM

Deixe seu Comentário