Noite histórica para Comunidade do Morro de Dentro, na última sexta (14/02), que recebeu o prefeito Jairo Magalhães acompanhado de outras autoridades, para entrega da tão importante e esperada Certificação como Comunidade Remanescente de Quilombola; o documento garante o resgate de direitos e benefícios que historicamente foram negados aos descendentes de escravos que passaram a viver em comunidades após a abolição da escravatura. A certificação é o documento legal de reconhecimento da descendência e é auferido pela Fundação Palmares em parceria com a Prefeitura Municipal, após um conjunto de estudos e pesquisas realizadas por técnicos e assistentes sociais. O prefeito Jairo Magalhães, estava acompanhado da Deputada Ivana Bastos, do vereador Tião Nunes que na oportunidade representava o deputado Charles Fernandes, os secretários municipais Francisco Donato da Assistência Social e André Moitinho da Saúde, e da Assistente Social Rose que coordenou pela prefeitura todo trabalho de pesquisa de dados e documentação da área junto com o presidente da Associação local, Joca.

“Estamos felizes e agradecidos, por sabermos quem somos, os direitos que temos e o quanto podemos avançar e melhorar as condições de vida em nossa comunidade”- declarou Joca. Para a deputada Ivana Bastos, a certificação abre um leque de oportunidades e facilita a conquistas de benefícios também junto ao governo do estado. “Eu também estou muito feliz porque há mais de vinte anos ajudei na fundação da Associação aqui ao lado de Jaime e de todos outros companheiros; me comprometi aqui com o presidente Joca e o prefeito para irmos ao Governo do estado marcarmos uma audiência na Secretaria Estadual de Igualdade Racial, para apresentarmos os pedidos em nome dessa comunidade.”  Muito aplaudida e elogiada pelo trabalho, a Assistente Social Rose detalhou todas as etapas do trabalho e agradeceu as famílias pela acolhida.

Em seu pronunciamento o prefeito Jairo declarou que com a certificação nas mãos os moradores do Morro de Dentro, terão muitos avanços e benefícios. Jairo anunciou: – “Quero declarar que todo este trabalho para a certificação teve o decisivo apoio da prefeitura, a conquista da identidade de remanescente quilombola, abre caminhos  para o desenvolvimento de muitas ações aqui; quero já anunciar para os próximos dia a construção da caixa de 100 mil litros, para melhorar o abastecimento de água na comunidade; já autorizei aqui ao secretário de saúde para trazer um médico para atender aqui e pelo menos uma vez por mês autorizo a vinda da Unidade Móvel com um dentista e um oftalmologista para cuidar de todas as famílias daqui.”

Além de um grande número de moradores, também prestigiaram o evento, representante da Polícia Militar, professores da UNEB Campus 12 /Guanambi e da UniFG.

Fontte: ASCOM – Prefeitura de Guanambi

Deixe seu Comentário