A comemoração do dia 8 de Março “Dia Internacional de Lutas das Mulheres” é um marco histórico da luta da mulheres por direitos e igualdade de gênero.

O Blog do Latinha divulga a entrevista da Pesquisadora do IFBaiano Campus Guanambi e candibense, FELIZARDA VIANA BEBÉ, que se destaca no ramo da Engenharia Agronômica. A área de agronomia sempre foi dominada pelo homem.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

O CNPq lançou o programa PAPO CIÊNCIA: Mulheres na Ciência com o objetivo de divulgar os trabalhos de pesquisadoras e cientistas no Brasil, lançando o episódio especial ‘Mulheres na Ciência”, contando com a participação de duas pesquisadoras: do IF Baiano, Felizarda Bebé, e da Uesb, Sylvana Matsumoto, compartilhando suas trajetórias científicas, trazendo referências femininas de suas áreas de estudo e discutindo alternativas para inspirar e incentivar meninas e mulheres na ciência.

PAPO CIÊNCIA

“Papo Ciência é um projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apoiado pelo CNPq e MCTIC, sobre assuntos ligados ao tema da #SNCT2019: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Apresentação: Cristina Mascarenhas e Bianca Brito Entrevistadas: Felizarda Bebé, pesquisadora do Instituto Federal Baiano, e Sylvana Matsumoto, pesquisadora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Realização: Diretoria de Comunicação do IF Baiano Apoio: CNPq/ MCTIC Coordenação do projeto: Bianca Brito Direção técnica: Glauco Neves Produção: Valéria Nascimento Projeto visual: Pedro Fernandes, Thiago Nascimento e Anaeli Bastos Captação e edição de áudio e vídeo: Glauco Neves e André Carvalho Videografismo: Vinícius Almeida Tradução de libras: Joyce Araújo”.

O projeto Papo Ciência foi aprovado por Bianca Brito do IFBaiano e foi lançado a partir da entrevista com as pesquisadoras do IFBaiano e da UESB.

“Papo Ciência” é um programa de divulgação científica, no formato podcast, produzido pela Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).

O projeto faz parte da 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e é apoiado pelo CNPq/MCTIC. Cada episódio aborda subtemas do mote da SNCT 2019: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

A ideia é discutir os assuntos, a partir da opinião e estudos de pesquisadores do IF Baiano e de outras instituições de pesquisa baianas, contribuindo assim para o processo de popularização da ciências.

Para garantir acessibilidade, os episódios também são disponibilizados em formato de vídeo, na plataforma YouTube, com tradução de libras.

Felizarda Viana Bebé

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Foi professora substituta da UFRPE. Foi membro do comitê do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos. Foi membro do Colegiado Territorial no período de 2010-2015. Foi coordenadora de Pesquisa do IF Baiano campus Guanambi no período de 2011 a 2014. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. É professora nos Programas de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido e no de Ciências Ambientais. Foi bolsista do PIBID (coordenadora de área) – Licenciatura em Química de 2014-2018. Foi coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Sertão Produtivo/NEDET. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção orgânica do Território Sertão Produtivo. É membro da Comissão de Produção Orgânica da Bahia. Tem experiência na área de Agroecologia, Produção Orgânica, Fertilidade do Solo e Adubação, Manejo e conservação dos solos, Aproveitamento de resíduos Agroindustriais, solos afetados por sais, plantas medicinais, formação de professores e política territorial.

Fonte: Blog do Latinha

Deixe seu Comentário