Na Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (24), a Câmara Municipal prestou uma emocionante homenagem à ex-colaboradora Vilzeni Mendes, carinhosamente conhecida como Lena. Por completar exatamente um ano de seu falecimento, o presidente da Casa, vereador Fausto Azevedo, solicitou um minuto de silêncio, gesto que simbolizou o reconhecimento, legado e a saudade deixada por Lena entre seus colegas e a comunidade. Os vereadores presentes reconheceram o legado de Lena, uma mulher que deixou sua marca tanto no trabalho quanto nas relações de amizade. Seu profundo conhecimento nas leis e projetos da Casa da Cidadania era sempre esclarecedor, e ela estava sempre disposta a orientar com sua sabedoria e dedicação.
Além da homenagem, a sessão também foi marcada pela entrega de uma Moção de Aplauso ao secretário de Agricultura e vereador licenciado Vanderlei Florêncio. A iniciativa foi do vereador Cláudio Fiuza, com aquiescência dos demais parlamentares, destacando a dedicação e os relevantes serviços prestados por Florêncio à comunidade, especialmente aos trabalhadores do campo.
Ao longo da sessão, diversos temas de interesse da população foram amplamente debatidos. Os vereadores expressaram gratidão aos apoiadores e parceiros do Projeto Força Feminina, iniciativa promovida pela Câmara. Foi anunciado que a EMBASA realizará a extensão da rede de água e esgoto no Bairro Ipiranga.
Além disso, os parlamentares parabenizaram o prefeito Arnaldo Azevedo (Nal) por atender a uma solicitação da deputada estadual Ivana Bastos para a liberação de três máquinas retroescavadeiras, que permitirão a ampliação da rede de abastecimento de água nas comunidades rurais, bem como atender a todas as solicitações enviadas pelos vereadores, tanto da situação como da oposição.
Os vereadores também solicitaram ao gestor municipal maior atenção ao aplicativo de iluminação pública, enfatizando a necessidade da troca de lâmpadas queimadas na zona rural. Outro ponto debatido foi a necessidade de fiscalização mais rigorosa das queimadas que vêm ocorrendo no município.
O trânsito também foi tema de discussão, com a solicitação de mais agentes para atuarem nos pontos de maior movimentação nos horários de pico, contribuindo para a organização do fluxo de veículos e pedestres. Além disso, foi discutida a necessidade de medidas conjuntas entre o Legislativo e o Executivo para reduzir o fechamento de estabelecimentos comerciais, que tem aumentado significativamente na cidade.
Por fim, foi feito um requerimento verbal para que a empresa responsável pela gestão da iluminação pública do Município seja convidada a prestar esclarecimentos sobre a execução dos serviços.
A Tribuna Livre teve a participação do senhor Idalceno Cordeiro, morador do Bairro Alvorada, que discursou sobre a necessidade de atualização do Plano Diretor. Em sua fala, destacou pontos importantes para o desenvolvimento urbano e a melhoria da infraestrutura local, reforçando a importância da participação da comunidade no planejamento da cidade.
Na Ordem do Dia, além das 18 Indicações aprovadas e encaminhadas ao Executivo, foram igualmente aprovados os Projetos de Lei.
Projeto de Lei N.º 017/2025 de autoria dos vereadores Paulo Costa e André Moitinho: Denomina Praça João Batista de Castro a Praça Cento e Setenta e Cinco no Bairro Belo Horizonte.
Projeto de Lei N.º 018/2025 de autoria dos vereadores Paulo Costa e André Moitinho: Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Guanambi o SARAU BOTECO POÉTICO, a ser realizado, anualmente, no mês de setembro.
Projeto de Lei N.º 021/2025 de autoria da vereadora Maria Silvia (Lilia): Institui as abordagens fundamentadas nas experiências e perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental no sistema municipal de ensino. A proposta busca garantir a representatividade das mulheres na história, ciência, artes e cultura, valorizando suas contribuições nas áreas social, econômica e política. Os conteúdos escolares devem incluir as experiências e conquistas das mulheres no Brasil e no mundo, resgatando sua relevância histórica e social.
Projeto de Lei N.º 022/2025 de autoria da vereadora Maria Silvia (Lilia): Institui a Semana Municipal de Valorização de Mulheres que Fizeram História em Guanambi, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de março, nas escolas municipais de ensino fundamental.
Projeto de Lei N.º 023/2025 de autoria da vereadora Maria Silvia (Lilia): Institui Dia Municipal de Valorização das Mulheres na Educação, que integrará o calendário de eventos do Município de Guanambi e será celebrado, anualmente, no dia 15 de outubro, em reconhecimento à dedicação e ao impacto das mulheres na área da educação.
Projeto de Lei N.º 023/2025 de autoria da vereadora Maria Silvia (Lilia): Declara de Utilidade Pública a Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Água Branca, Poções, Caldeirão, Retiro, Renegado e Atoleiro.
Fonte: ASCOM
Com o tema "Vestir e Investir: Mulher, vista-se de ideias e invista em seu potencial",…
O prefeito de Malhada, Dr. Gimmy, esteve em Salvador cumprindo agenda oficial, onde se reuniu…
Na manhã desta quinta-feira (27), a Comissão de Obras, Serviços Municipais, Planejamento Urbano e Meio…
Na última quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Guanambi promoveu uma Audiência Pública como encerramento…
O blackjack, um jogo que inspirou grandes cenas de filmes e livros pelo mundo, se…
Nesta quinta-feira (27), a obra da Usina Solar UFV Candiba I recebeu a visita de…