Atendimento na Lotérica da Avenida Gomes Freie, no centro, para saque em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para nascidos em janeiro não correntistas da Caixa Econômica Federal.
Um vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro menciona a matança de baleias patrocinada pela Noruega. O vídeo, porém, utiliza imagens geradas pela ONG Sea Shepherd, que confirma, em suas redes sociais, que Bolsonaro usou imagens das Ilhas Faroé para atacar um outro país.
O vídeo postado por Bolsonaro diz que as imagens se referem a uma caça patrocinada pela Noruega em 29 de maio de 2019. Mas a ONG esclarece que as filmagens foram feitas nas Ilhas Faroé em 2017 e em 2018.
Antes de o presidente compartilhar o vídeo com a mensagem falsa no Twitter, vários de seus apoiadores já replicavam imagens do festival das Ilhas Faroé como se fossem na Noruega, embora o arquipélago pertença à Dinamarca.
Uma imagem publicada pelo escritor Alcione Giacomitti com a frase “Essa é a Noruega” chegou a quase 2 mil compartilhamentos. A foto, no entanto, foi feita em junho de 2012 pelo fotógrafo Andrija Ilic, da Reuters, também nas Ilhas Faroé.
O post original, com a foto da Reuters, foi apagado, como apontam seguidores do próprio escritor.
Uma publicação muito semelhante, mas, desta vez, com imagens da TV estatal norueguesa NRK, foi feita por Giacomitti na última sexta-feira. Ela já chegou a mais de 7 mil compartilhamentos.
A imagem que ilustra esse outro post aparece aos 5 minutos e 50 segundos do documentário “A Batalha da Agonia”, da TV NRK. A obra trata do aumento da pesca de baleias no território norueguês nos últimos anos. Diferentemente das compartilhadas pelo presidente, essas imagens de fato foram gravadas na Noruega, onde a caça de baleias é permitida pelo governo.
Lançado em 2017, o documentário denuncia que 90% de todas as baleias minke mortas anualmente em águas norueguesas são fêmeas, e que “quase todas” estão grávidas. Também destaca que a cota de pesca permitida pelo governo passou de 199 a 999 baleias em um ano.
Dados da International Whaling Comission, porém, mostram que o número de baleias minke mortas na Noruega vêm caindo desde 2014. Em 2017, último ano com números disponíveis, foram 432.
Uma outra foto, que impressiona pelo tom vivo de vermelho que o mar adquiriu por conta da morte das baleias, também foi compartilhada como se fosse na Noruega e faz parte do ritual das Ilhas Faroé. O fotógrafo Jan Egil Kristiansen, da Getty Images, registrou o chamado Guindadráp em 9 de outubro de 2004.
Fonte: G1 – Fato ou Fake
A deputada Ivana Bastos, em parceria com o Governo do Estado, viabilizou a entrega de…
Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…
A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (24), foram escolhidos os membros que irão compor as Comissões…
A Prefeitura de Guanambi publicou na última sexta-feira (21), no Diário Oficial do Município, o…
Um jovem de 20 anos, identificado como Reinaldo Cardoso Santos, conhecido como “Pinóquio”, foi assassinado…