Na última quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Guanambi promoveu uma Audiência Pública como encerramento do projeto “Força Feminina: Empoderando Mulheres em Todos os Espaços”. A iniciativa teve como principal objetivo promover a igualdade de gênero, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e melhorar a qualidade de vida das mulheres e de suas famílias.
Durante o mês de março, o projeto ofertou uma série de ações voltadas ao bem-estar feminino, incluindo atendimentos médicos, psicológicos e assistenciais. Foram realizados espaços de escuta e acolhimento, rodas de conversa sobre direitos, autonomia financeira e enfrentamento à violência. Além disso, houve estímulo ao empreendedorismo feminino, proporcionando visibilidade para artesãs, produtoras e microempreendedoras locais.
Os resultados das atividades foram expressivos:
152 atendimentos médicos;
9 mulheres assistidas pela equipe psicossocial;
149 oficinas promovidas, impactando diretamente o fortalecimento econômico de dezenas de mulheres;
9 atendimentos jurídicos;
Total de 319 pessoas beneficiadas, que também tiveram acesso à rede de atendimento composta por CRAM, CRAS, CREAS, CMDDM, NEAM, CAD Único, CESOL e Associação de Artesãos de Guanambi.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra ministrada pela Dra. Salete Maria da Silva, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Com vasta experiência na área, ela abordou temas como o poder e empoderamento feminino, a histórica da luta dos movimentos feministas para desnaturalizar o “não poder” das mulheres e apresentou dados sobre a situação feminina no Brasil e no mundo.
A especialista também destacou a necessidade de construção de condições para o empoderamento feminino e a implementação de políticas públicas de igualdade de gênero, seja através de leis, programas sociais ou outras formas de intervenção.
O Presidente da Câmara Municipal de Guanambi, Vereador Fausto Luiz de Azevedo, destacou em seu discurso:
“É com grande honra e profundo orgulho que estou aqui, na condição de Presidente da Câmara Municipal de Guanambi, participando deste momento tão simbólico e necessário: a culminância do Projeto Força Feminina. Este projeto representa muito mais do que ações e atividades. Ele simboliza um movimento. Um movimento que reconhece, valoriza e fortalece a presença e o protagonismo da mulher em nossa sociedade – seja na zona urbana, nos distritos ou na zona rural.”
Para a idealizadora do projeto, Maria Silvia (Lilia), o “Força Feminina: Empoderando Mulheres em Todos os Espaços” vai além de um nome inspirador:
“Este projeto não é apenas um nome bonito. É um chamado à ação, um grito de resistência e uma afirmação de que as mulheres do nosso município precisam e merecem ser protagonistas de suas histórias. Nossa missão, enquanto representantes do povo, é garantir que projetos como esse não sejam apenas eventos pontuais, mas sim políticas permanentes que façam a diferença no dia a dia das mulheres do nosso município. A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um princípio essencial da democracia! Essa é a nossa luta!”
Durante os discursos dos participantes que compuseram a mesa, diversas reflexões e compromissos foram destacados. Entre os principais pontos abordados, ressaltou-se a necessidade urgente de combater o machismo estrutural e criar meios efetivos de proteção às mulheres. O projeto “Força Feminina” foi amplamente reconhecido como uma iniciativa de grande relevância, reforçando a luta contínua das mulheres por espaço e representatividade em todos os âmbitos da sociedade.
Os participantes enfatizaram que a sobrecarga de responsabilidades enfrentada pelas mulheres é uma realidade inegável, mas que, mesmo diante de desafios, elas demonstram resiliência e competência. Nesse sentido, foi destacado que a educação deve ser incentivada desde a infância, para que meninas cresçam conscientes do seu potencial e da importância de ocupar espaços de decisão. Além disso, reforçou-se que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres, sendo fundamental que ambos estejam engajados na construção de uma sociedade mais justa.
A necessidade de conscientização e exemplo também foi abordada, com falas que destacaram a importância de transformar o mês de atividades do projeto em uma luta diária. Foi reforçada a urgência de despertar as mulheres para que conheçam e exijam seus direitos, especialmente diante dos preocupantes índices de violência doméstica em Guanambi. Apenas no ano passado, foram registradas 355 medidas protetivas de emergência em favor de mulheres na cidade, quase uma por dia. Diante desse cenário, os participantes cobraram avanços legislativos que fortaleçam a rede de proteção à mulher.
A luta por causas sociais exige coragem e determinação, e isso passa, inclusive, pela educação dentro de casa. Foi apontado que é fundamental conscientizar os filhos desde cedo sobre a importância do respeito e da valorização das mulheres, para que cresçam tornando-se homens que as protejam e as respeitem. O apoio do Presidente da Câmara ao projeto foi amplamente reconhecido e agradecido, reforçando a importância de um trabalho conjunto entre sociedade e poder público.
Por fim, destacou-se que tanto homens quanto mulheres possuem direitos e deveres, e que, se os homens fazem parte do problema, também devem ser parte da solução, assumindo a responsabilidade na luta por uma sociedade mais igualitária e segura para todas.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, representantes da sociedade civil e do público em geral. Entre os presentes estavam o Presidente da Câmara Municipal de Guanambi, Vereador Fausto Luiz de Azevedo; a Vice-Presidente da Câmara, Vereadora Maria Silvia Barros Neves de Souza; as Vereadoras Eponina de Azevedo Gomes e Edmiria de Cassia Souza Paes que também é Procura Especial da Casa da Cidadania; e os Vereadores Vanilson Marques Flores, Edmilson Ferreira dos Santos, Cláudio Fiúza da Silva, Homero de Oliveira Castro e Jairo Pereira Araújo. Também marcaram presença a Juíza da Primeira Vara da Infância e Juventude, Cecilia Angélica de Azevedo; a Defensora Pública Deliene Martins de Carvalho; a Delegada Titular do NEAM, Ruth Maria de Castro; a Secretária de Assistência Social, Carla Maria Santos Gomes; e o representante da Segurança Pública do 17º Batalhão, Capitão Edilson Moreira da Silva. Além deles, estiveram presentes a influencer digital Cristina Roccon; a presidente da CDL, Alvisa Prates; a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, Wilma Moura; a diretora da UNEB, Tatyanne Gomes Marques; a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Guanambi, Josemira Fernandes; e o professor universitário Josias Benevides da Silva.
Ao final do evento, foi feito um agradecimento especial aos servidores que se dedicaram e se engajaram na realização do projeto. Em seguida, abriu-se espaço para que os participantes da audiência pública pudessem fazer suas contribuições, que foram registradas em ata. Esse documento será apresentado na Conferência de Políticas para as Mulheres e, em nível municipal, será avaliado pelos vereadores, visando à criação de leis e ações que possam fortalecer a proteção e os direitos das mulheres.
Fonte: ASCOM
Com uma mesa composta inteiramente por mulheres e comandada pela presidente, deputada Ivana Bastos (PSD),…
A Câmara de Vereadores de Pindaí realizou, na manhã da última sexta-feira (28), uma sessão…
A falta de descanso é uma das principais causas para a ocorrência de sinistros e…
Na noite do último sábado (29), por volta das 22h40, uma guarnição da CIPE Sudoeste,…
Com o tema "Vestir e Investir: Mulher, vista-se de ideias e invista em seu potencial",…
O prefeito de Malhada, Dr. Gimmy, esteve em Salvador cumprindo agenda oficial, onde se reuniu…