Notícias

Eleições de Igaporã: Neto se consolida como maior líder político do município

As eleições de 2024 representaram uma mudança na história política de Igaporã, promovida pela maior vitória eleitoral alcançada por um candidato ao comando da prefeitura.

O atual prefeito Newton Cotrim – Neto – obteve 62,47% (6.463), enquanto que o candidato de oposição, o ex-prefeito Deusdete Fagundes de Brito, ficou com 37,53% (3.883) dos votos válidos. A diferença foi de 2580 votos entre o primeiro e o segundo colocado. Neto venceu em 35 das 36 seções eleitorais do município.

Os números de 2024 superaram a vitória alcançada pelo ex-prefeito Lucílio Fagundes, que obteve 1342 votos a mais do que o seu adversário nas eleições de 1988. A segunda maior vitória, antes dos resultados de 2024, foi obtida pelo próprio Deusdete, em 2004, quando venceu o segundo colocado com uma diferença de 1247 votos.

Além da ampla maioria do eleitorado, Neto conseguiu a eleição de 7 vereadores para sua bancada de apoio, contra 4 eleitos pela oposição. Assim, as duas bancadas permanecerão com os mesmos números atuais, a partir de 2025.

Neto obteve a terceira vitória consecutiva sobre Deusdete, além de quebrar a sequência de empates técnicos que se mantinha desde as eleições municipais de 2008.

Os dois líderes disputaram indiretamente as eleições de 2016. Neto venceu ao oferecer apoio decisivo na vitória do ex-prefeito José Sully, que superou em votos a ex-prefeita Rosana Cotrim, esposa de Deusdete.

Em 2020, os dois travaram a primeira disputa direta, quando Neto venceu a Deusdete, em uma eleição disputada voto a voto. Agora, Neto obteve nova vitória direta contra Deusdete.

Os resultados de 2024 consolidam Neto como o líder político mais influente das últimas eleições. Na disputa do último domingo (6), ele voltou a superar uma união de líderes e ex-prefeitos, que se aliaram a Deusdete: o ex-prefeito José Calmito, a ex-prefeita Rosana Cotrim e os ex-candidatos a prefeito Dr. Zequinha e Zé Pichano.

As polícias civil e militar não registraram ocorrências relacionadas à votação do domingo ou nos momentos de comemoração, pelo grupo vitorioso. Todo o processo ocorreu em clima de ordem e paz, segundo declaração divulgada pela Polícia MIlitar.

Fonte: Rádio Igaporã

iGuanambi

Recent Posts

Parceria de Ivana Bastos e Governo do Estado garante 12 novas viaturas para reforçar a segurança nos municípios

A deputada Ivana Bastos, em parceria com o Governo do Estado, viabilizou a entrega de…

14 minutos ago

Presidente da Câmara de Guanambi recebe visita de cortesia do 17º BPM

Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…

4 horas ago

Relatório de Gestão Fiscal do Município referente ao 3º Quadrimestre de 2024 é apresentado na Câmara de Guanambi

A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…

4 horas ago

Comissões Permanentes da Câmara de Guanambi têm seus Membros definidos em Sessão Ordinária

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (24), foram escolhidos os membros que irão compor as Comissões…

4 horas ago

Prefeitura de Guanambi publica decreto de ponto facultativo e feriado de Carnaval; confira

A Prefeitura de Guanambi publicou na última sexta-feira (21), no Diário Oficial do Município, o…

1 dia ago

Jovem de 20 anos é morto a tiros no bairro Malhada Branca, em Brumado

Um jovem de 20 anos, identificado como Reinaldo Cardoso Santos, conhecido como “Pinóquio”, foi assassinado…

1 dia ago