Notícias

Procuradoria Regional Eleitoral apoia defesa e recomenda anulação de multa por propaganda antecipada em Palmas de Monte Alto

Em um parecer emitido pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) da Bahia, nesta terça-feira (13), o Procurador Regional Eleitoral Auxiliar, Dr. Leandro Bastos Nunes, se posicionou a favor do recurso interposto por Manoel Rubens Vicente da Cruz, prefeito de Palmas de Monte Alto, e pelo pré-candidato a prefeito Marcos Túlio Laranjeira Rocha, que haviam sido multados por suposta propaganda eleitoral antecipada. A defesa, conduzida pelo advogado Dr. Pompilio Rodrigues Donato, conseguiu demonstrar que as ações de seus clientes estavam em plena conformidade com a legislação eleitoral vigente.

O CASO

O caso se originou após a publicação de um vídeo nas redes sociais onde o gestor municipal, em um discurso público, exaltou as qualidades pessoais de Marcos Túlio e sua pretensa candidatura ao cargo de prefeito de Palmas de Monte Alto. A Justiça Eleitoral local entendeu que o vídeo configurava um pedido explícito de votos e, consequentemente, aplicou uma multa aos envolvidos.

Contudo, o advogado Pompilio Donato, especialista em direito eleitoral, apresentou um recurso, argumentando que não havia na publicação qualquer pedido explícito de voto — elemento essencial para a caracterização de propaganda eleitoral antecipada, conforme previsto no artigo 36-A da Lei nº 9.504/1997.

O PARECER DA PROCURADORIA

Segundo o Procurador Leandro Bastos Nunes, as postagens questionadas não configuram infração eleitoral, pois não envolvem pedidos explícitos de votos ou o uso de meios vedados pela legislação eleitoral, elementos necessários para tal caracterização.

A Procuradoria reforça ainda que, de acordo com a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a promoção pessoal e a divulgação de pré-candidatura, sem pedido explícito de voto, são práticas legítimas e não configuram propaganda eleitoral antecipada. “Em verdade, denota-se das publicidades hostilizadas a promoção de exaltação das supostas qualidades pessoais do recorrente, com menção à pretensa candidatura, declaração de apoio político, além de divulgação de posicionamento sobre questões de ordem política“, afirmou o  Procurador.

O parecer recomenda, assim, o provimento do recurso e a consequente anulação das multas impostas a Manoel Rubens Vicente da Cruz e Marcos Túlio Laranjeira Rocha. [confira o parecer na íntegra]

MANIFESTAÇÃO

Procurado pela reportagem do PORTAL VILSON NUNES, o advogado, Dr. Pompilio Donato destacou que o referido parecer da PRE representa uma significativa vitória para a defesa dos direitos eleitorais. “Este resultado não apenas fortalece a posição dos recorrentes no processo, mas também reafirma a necessidade de uma análise criteriosa e justa das ações de pré-candidatos durante o período de pré-campanha, em conformidade com os princípios da democracia e da liberdade de expressão“. Ele acrescentou ainda que, “com o parecer favorável, agora cabe ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia acatar a recomendação e garantir que a justiça seja feita, anulando as multas aplicadas e reconhecendo a legitimidade das ações dos pré-candidatos“.

Fonte: Portal Vilson Nunes

iGuanambi

Recent Posts

Presidente da Câmara de Guanambi recebe visita de cortesia do 17º BPM

Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…

28 minutos ago

Relatório de Gestão Fiscal do Município referente ao 3º Quadrimestre de 2024 é apresentado na Câmara de Guanambi

A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…

29 minutos ago

Comissões Permanentes da Câmara de Guanambi têm seus Membros definidos em Sessão Ordinária

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (24), foram escolhidos os membros que irão compor as Comissões…

30 minutos ago

Prefeitura de Guanambi publica decreto de ponto facultativo e feriado de Carnaval; confira

A Prefeitura de Guanambi publicou na última sexta-feira (21), no Diário Oficial do Município, o…

22 horas ago

Jovem de 20 anos é morto a tiros no bairro Malhada Branca, em Brumado

Um jovem de 20 anos, identificado como Reinaldo Cardoso Santos, conhecido como “Pinóquio”, foi assassinado…

22 horas ago

Jornada Pedagógica de Pindaí 2025 é realizada com sucesso

A Jornada Pedagógica 2025 em Pindaí marcou o início do ano letivo com uma intensa…

2 dias ago