Jornada Pedagógica de Pindaí 2025 é realizada com sucesso
A Jornada Pedagógica 2025 em Pindaí marcou o início do ano letivo com uma intensa programação de…
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada denunciou a demissão em massa de funcionários da Bahia Mineração ligados à construção da Ferrovia de Integração Leste/Oeste, a Fiol. Conforme a entidade, já ocorreram mais de 400 demissões no canteiro de obras do Trecho 1 da ferrovia, que termina em Ilhéus.
Nesta semana, o Sintepav fez um protesto e cobrou uma resposta da Bamin. Além da Fiol, a multinacional é responsável pela construção do Porto Sul. “A Bamin tem responsabilidades constituídas, por isso precisa apresentar claramente o seu plano de investimentos para a Bahia e Ilhéus”, disse Bebeto;
Representante do Sintepav BA, ele comandou o ato, realizado no canteiro de obras na segunda-feira. A ação teve como objetivo chamar a atenção das autoridades e das empresas envolvidas para que a obra não seja atrasada nem descontinuada. O custo do trecho, com 125 km de extensão, está estimado em R$ 1,1 bilhão.
Porém, até o momento a Bamin só liberou R$ 150 milhões para a execução de apenas 30 km da ferrovia, entre Ilhéus e Uruçuca. A supressão vegetal, necessária para a obra, só alcançou 11 km, “evidenciando um cenário de estagnação preocupante” segundo os sindicalistas.
“Queremos que a Bamin apresente o seu plano de investimentos sobre a continuidade das obras da Fiol e do Porto Sul, porque isso está gerando incerteza na vida de trabalhadores, de investidores e daqueles que atuam na extensa cadeia da construção. Prestar esclarecimentos públicos é um dever da empresa”.
“O que deveria ser a expectativa de melhoria da vida das famílias está se tornando um lamento, uma dúvida sobre a continuidade do projeto”, ressaltou Bebeto, que se colocou à disposição para dialogar com o Governo do Estado e com a mineradora, a fim de compreender a situação.
Fonte: A Região
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Porém, até o momento a Bamin só liberou R$ 150 milhões para a execução de apenas 30 km da ferrovia, entre Ilhéus e Uruçuca. A supressão vegetal, necessária para a obra, só alcançou 11 km, “evidenciando um cenário de estagnação preocupante” segundo os sindicalistas.
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Fonte: A Região
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