Notícias

Governo lança site com mais de 2,5 mil serviços de atendimento à mulher

Como parte da estratégia de enfrentamento à misoginia e à violência de gênero, o Ministério das Mulheres lançou, nesta quinta-feira (8), o Painel Ligue 180, no site da pasta. De acordo com o governo, a nova ferramenta disponibiliza uma base de dados online com mais de 2,5 mil serviços que compõem a rede de atendimento às mulheres em situação de violência no país, atualmente cadastrada na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

De acordo com o ministério, o mapeamento tem o objetivo de orientar  e agilizar a consulta às modalidades de serviços, os endereços, a distribuição entre as regiões e outras informações que podem servir tanto para usuários quanto para gestores.

A iniciativa compõe uma ação mais ampla do governo, voltada ao combate à violência de gênero e doméstica, o “Brasil sem Misoginia”. Neste sentido, a ministra Cida Gonçalves destaca que “precisamos ter como meta, no nosso país, a questão do feminicídio zero. Nós precisamos trabalhar para que violência contra as mulheres, de fato, nunca mais aconteça”.

Leia também: Governo lança campanha para combater ódio às mulheres

O lançamento da ferramenta acontece às vésperas do Carnaval, momento em que, infelizmente, ainda é comum o assédio e a violência às mulheres.O Painel Ligue 180 do Ministério das Mulheres permite a busca por serviços de atendimento à mulher por região, estado e cidade e tem foco na prevenção e enfrentamento de violências cometidas contra mulheres.

 

No espaço, internautas terão disponíveis informações sobre nove serviços: delegacias especializadas e núcleos ou postos de atendimento à mulher em delegacias gerais; Núcleos da Mulher nas Defensorias Públicas (NUDEM); promotorias Especializadas e Núcleos de Gênero nos Ministérios Públicos; juizados e varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher; Centros de Referência e de Atendimento à Mulher (CRAMs, CEAMs etc.); casas abrigo, casas de acolhimento provisório e casas-de-passagem; serviços de saúde a pessoas em situação de violência sexual; casa da mulher brasileira; Patrulhas Maria da Penha. Além disso, a população poderá contribuir com a inclusão de serviços que possam não estar contidos na plataforma.

Leia também: Brasil registra aumento de feminicídios e estupros no 1º semestre

Além do espaço virtual, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 —pode ser acionada via telefone, pelo número 180, e via WhatsApp, pelo (61) 9610-0180, em casos de denúncias de violência contra mulher, e para fornecer informações sobre direitos, garantias e serviços que prestam acolhimento humanizado às vítimas.

Para acessar o Painel, clique aqui.

Fonte: Agência Brasil

iGuanambi

Recent Posts

Presidente da Câmara de Guanambi recebe visita de cortesia do 17º BPM

Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…

39 minutos ago

Relatório de Gestão Fiscal do Município referente ao 3º Quadrimestre de 2024 é apresentado na Câmara de Guanambi

A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…

40 minutos ago

Comissões Permanentes da Câmara de Guanambi têm seus Membros definidos em Sessão Ordinária

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (24), foram escolhidos os membros que irão compor as Comissões…

41 minutos ago

Prefeitura de Guanambi publica decreto de ponto facultativo e feriado de Carnaval; confira

A Prefeitura de Guanambi publicou na última sexta-feira (21), no Diário Oficial do Município, o…

22 horas ago

Jovem de 20 anos é morto a tiros no bairro Malhada Branca, em Brumado

Um jovem de 20 anos, identificado como Reinaldo Cardoso Santos, conhecido como “Pinóquio”, foi assassinado…

22 horas ago

Jornada Pedagógica de Pindaí 2025 é realizada com sucesso

A Jornada Pedagógica 2025 em Pindaí marcou o início do ano letivo com uma intensa…

2 dias ago