O Hospital Geral de Guanambi (HGG) divulgou uma nota oficial para esclarecer as denúncias recentes sobre a falta de higiene dos enxovais fornecidos aos pacientes. Vídeos e fotos publicadas nas redes sociais mostravam lençóis e outros itens manchados e uma ambulância sendo utilizada para transportar roupas sujas para a lavanderia.
De acordo com a nota, houve problemas na disponibilização de materiais devido a duas interrupções no atendimento por parte da empresa responsável pelo serviço, sediada em Vitória da Conquista. A primeira interrupção ocorreu em novembro de 2022 e, após notificação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a empresa retornou o serviço, mas interrompeu novamente em 16 de janeiro de 2023, antes do final do contrato.
A diretora do HGG, Kelly Pozzi Malheiros, informou que buscou uma solução junto à Sesab e o caminho encontrado foi a contratação emergencial de uma empresa de Caetité, que já estava em processo de licitação para substituir a lavanderia anterior a partir de 1º de fevereiro. No entanto, como a nova empresa não estava preparada para iniciar o contrato antes do previsto, alguns problemas foram detectados, incluindo problemas com a lavagem de materiais e falta de transporte adequado.
A diretora também afirmou que a lavanderia anterior havia recolhido toda a roupa suja da unidade e não devolvido, o que agravou a falta de materiais para atender os pacientes. Ela reconheceu que as interrupções dos serviços têm causado transtornos para o HGG, comprometendo o atendimento aos pacientes e configurando quebra contratual. No entanto, a diretoria está tomando medidas para evitar a descontinuidade, incluindo compra emergencial de lençóis, parcerias com secretarias de saúde de municípios vizinhos, notificação da empresa, transporte emergencial de materiais e contato diário com a Sesab. Estas medidas visam evitar o bloqueio de leitos.
Confira a nota na íntegra, clique aqui.
Fonte: Guanambi FM
Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…
A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (24), foram escolhidos os membros que irão compor as Comissões…
A Prefeitura de Guanambi publicou na última sexta-feira (21), no Diário Oficial do Município, o…
Um jovem de 20 anos, identificado como Reinaldo Cardoso Santos, conhecido como “Pinóquio”, foi assassinado…
A Jornada Pedagógica 2025 em Pindaí marcou o início do ano letivo com uma intensa…