Dois vereadores da cidade de Riacho de Santana, no Sudoeste da Bahia, fizeram comentários machistas sobre as gestoras da educação infantil do referido município. Em áudios que circulam pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, os parlamentares fizeram comentários sobre a aparência das servidoras, além de julgarem sobre o padrão ético de comportamento. Isso porque, no último dia 16, as funcionárias públicas realizaram uma confraternização de fim de ano, que contou com a participação do prefeito municipal Tito Cardoso (PP). Em um vídeo, elas aparecem junto com Tito, dançando descontraídas ao som da música “Cabeça branca”, do cantor Tierry. Ao tomar conhecimento do vídeo, o vereador Célio Rodrigues (PSD) comentou por meio de um áudio: “tanta nega dessa aí, apesar de não ter uma nega boa, uma nega bonita, tudo feia!
Mas está cercado de mulherada”, disse Célio. Já Uilson Pereira (Solidariedade) se referiu ao padrão ético das mulheres. “Tudo sem vergonha, igual a ele, do mesmo jeitinho”, comentou o parlamentar. Os comentários geraram revolta por parte do grupo de servidoras, que condenaram as falas dos parlamentares por meio de uma nota de repúdio.
“Nós, mulheres, sofremos, cotidianamente, violências várias que nos atingem a moral, o psicológico, à integridade física, sexual e patrimonial, dentro de nossos lares, nas nossas profissões. Nenhuma crítica pode ser válida quando tem por fundo nossa condição de mulher para criar ofensas, para denegrir nossa imagem. Não é admissível vivermos mais essa violência, especialmente considerando que ela parta de legisladores, eleitos para criarem leis justas e iguais, inclusive para nós mulheres.
O que esperar então desses nossos representantes? Como vão lidar com a violência de gênero quando ela for pauta na Casa Legislativa Municipal?!”, diz um trecho da nota. Além da nota de repúdio, as funcionárias registraram um boletim de ocorrência na delegacia local nesta segunda-feira (20). O outro lado: À reportagem do Sudoeste Bahia, Célio disse que fez um comentário infeliz e que este tipo de comportamento não faz parte de sua conduta. O edil ainda afirmou que não é machista e que mantém um bom relacionamento com as professoras de Riacho de Santana, e que não teve a intenção de ofender as mulheres de sua cidade, inclusive o legislador publicou um pedido de desculpas pelas suas falas nas redes sociais.
No caso de Uilson, ele disse que não cita o nome de qualquer pessoa e que só fez aquele tipo de comentário por se tratar de um grupo privado, mas que não teve a intenção de ofender quem quer que seja, e que o grupo do WhatsApp é para fins recreativos. Uilson ainda disse que é uma pessoa transparente e que tem compromisso apenas com a verdade.
Fonte: Sudoeste Bahia
Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…
A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (24), foram escolhidos os membros que irão compor as Comissões…
A Prefeitura de Guanambi publicou na última sexta-feira (21), no Diário Oficial do Município, o…
Um jovem de 20 anos, identificado como Reinaldo Cardoso Santos, conhecido como “Pinóquio”, foi assassinado…
A Jornada Pedagógica 2025 em Pindaí marcou o início do ano letivo com uma intensa…