Nesta quinta-feira (23/09), aconteceu no pátio da Bamin, mineradora que extrai minério de ferro na região, um protesto da população de Licínio de Almeida que reclama dos efeitos negativos provocados pela extração de minério de ferro na região.
Embora e extração seja feita em Caetité, a escoação da produção é feita por Licínio de Almeida. Os moradores da cidade reclamam do excesso de pó proveniente do minério; transporte de toneladas de minério de ferro na BA-156 sem manutenção; o uso da estrada alternativa sem calçamento que provoca muita poeira.
A dona de casa Cleunice Silva, expressa o sentimento dos cidadãos licinenses:
“Nós estamos sofrendo muito com pó de minério, está prejudicando a nossa saúde, a saúde de nossas crianças e idosos, tenham dó de nós, pelo amor de Deus, estamos pedindo socorro”.
Isaías, presidente da associação de moradores, ressaltou que o protesto é pelo descaso com que a empresa tem tratado a saúde da população e ao meio ambiente. Seja pela forma de armazenamento do minério, seja pela circulação de 80 a 100 carretas para o transporte do minério por dia, a extração de minério de ferro e o transporte deste material, tem causado desconforto à população. Embora a Bamin tenha instalado redes de sombrite, esta ação está muito aquém de uma solução satisfatório. Outrossim, a infraestrutura das estradas ainda deixa a desejar.
O prefeito afirma que foram realizadas diversas reuniões com a empresa, inclusive com a participação da comunidade e do poder legislativo municipal, contudo, as soluções não têm atendido aos anseios da população que se vê constantemente, mergulhada numa nuvem de poeira
Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…
A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (24), foram escolhidos os membros que irão compor as Comissões…
A Prefeitura de Guanambi publicou na última sexta-feira (21), no Diário Oficial do Município, o…
Um jovem de 20 anos, identificado como Reinaldo Cardoso Santos, conhecido como “Pinóquio”, foi assassinado…
A Jornada Pedagógica 2025 em Pindaí marcou o início do ano letivo com uma intensa…