Notícias

Imunizados contra Covid representam 3,6% dos mortos pela doença desde fevereiro

Desde o início da imunização no Brasil, os mortos pela Covid-19 que estavam com o esquema vacinal completo representam 3,68% dos registros de óbitos pela doença. O dado foi levantado por cientistas Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) por meio da plataforma de monitoramento Info Tracker com base em números do Ministério da Saúde.

Os cientistas consideraram o período de fevereiro a julho quando as primeiras pessoas completaram o esquema vacinal após receber a segunda dose.

A morte do ator Tarcísio Meira, aos 85 anos, por Covid-19 e após tomar as duas doses da vacina criou burburinho nas redes sociais. Mas os dados mostram que atualmente, as mortes por Covid-19 no Brasil têm envolvido majoritariamente pessoas não vacinadas.

O estudo identificou que 9.878 pessoas que morreram pela infecção por SARS-CoV-2, e representam 3,68% de todos os mortos pela doença no período analisado.

O levantamento também mostra que 28.660 pessoas vacinadas foram internadas. O número representa quase 3% do mais de um milhão de casos que a infecção levou à hospitalização.

Os idosos com mais de 70 anos são as principais vítimas. Segundo o estudo, 8.734 das pessoas imunizadas que morreram tinham a partir desta faixa etária e 23 mil que foram internadas já tinham recebido as duas doses.

O Instituto Butantan, produtor da Coronavac, uma das vacinas em uso no Brasil, destacou que os dados confirmam que a vacinação contra a Covid-19, seja com o imunizante que estiver disponível, contribui radicalmente para reduzir o número de casos graves, internações e mortes causadas pela doença.

O instituto destaca que os imunizantes não protegem contra infecção e não impedem que o vírus seja transmitido. Diante disso, enquanto o SARS-CoV-2 continuar circulando livremente como acontece atualmente no país, as pessoas vão continuar ficando doentes e nem todos vão resistir à infecção, mesmo estando vacinados.

“A grande preocupação no momento é atingir o máximo possível de imunização da população e com a maior velocidade possível. Esse é o objetivo atual. Com isso, você garante frear a pandemia”, explica a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Butantan, Ana Marisa Chudzinski.

Fonte: Bahia Notícias

iGuanambi

Recent Posts

Deputado Charles Fernandes entrega equipamentos agrícolas para comunidades rurais da região

Na última sexta-feira (21), o Deputado Federal Charles Fernandes (PSD) esteve presente na sede da…

1 minuto ago

Guanambiense de 31 anos morre após capotar caminhonete na PB-221, na Paraíba

Diego Pereira dos Santos, de 31 anos, natural de Guanambi, morreu na manhã de segunda-feira…

22 minutos ago

Câmara de Vereadores de Guanambi debate demandas da comunidade e aprova Comissões Permanentes

A Câmara de Vereadores de Guanambi realizou, nesta segunda-feira (24), mais uma sessão ordinária, onde…

26 minutos ago

Parceria de Ivana Bastos e Governo do Estado garante 12 novas viaturas para reforçar a segurança nos municípios

A deputada Ivana Bastos, em parceria com o Governo do Estado, viabilizou a entrega de…

47 minutos ago

Presidente da Câmara de Guanambi recebe visita de cortesia do 17º BPM

Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…

5 horas ago

Relatório de Gestão Fiscal do Município referente ao 3º Quadrimestre de 2024 é apresentado na Câmara de Guanambi

A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…

5 horas ago