Categories: EstadualNotícias

Hemoba completa 31 anos com uma das maiores qualificações na oferta de sangue no Brasil

Como uma das maiores referências em hematologia e hemoterapia do país, a Fundação Hemoba celebra seus 31 anos de existência no próximo domingo, 26 de julho. A unidade pública é responsável pela oferta e distribuição de sangue e seus componentes, tratamentos ambulatoriais de doenças benignas do sangue e cadastro de doadores de medula óssea em todo o estado desde 1989. No início, no Hospital Geral Roberto Santos, com o conhecido ‘Hemobinha’, e desde 1993 na sede própria, na Vasco da Gama, onde funciona até hoje.

Segundo diretor da Fundação, Fernando Araújo, parte do sangue coletado atende à demanda ambulatorial de pacientes com doenças hematológicas que são acompanhados pela Hemoba. “Há 27 anos, desde que fomos para a Vasco, atendemos pacientes com diagnóstico de doenças hematológicas benignas, tais como Hemofilia e Anemia Falciforme, entre outras. Além das transfusões de sangue, esses pacientes realizam consultas médicas e de enfermagem, curativos, recebem atendimento odontológico, fisioterapeuticos, psicológicos e do serviço social e assistência farmacêutica, com a dispensação de medicamentos”.

A Hemoba também funciona como Hemocentro Coordenador (HC), com o objetivo de coordenar a Política Nacional de Sangue na Bahia. Para isso, foi criada a hemorrede, que hoje conta com 21 unidades de coleta no interior da Bahia, três unidades móveis e quatro unidades fixas na capital (sede da Hemoba e unidades do Hospital do Subúrbio, Hospital Irmã Dulce e SAC Cajazeiras). A distribuição desses postos garante hoje a realização de uma média de 12 mil coletas por mês.

De acordo com Iara Matos, coordenadora de coleta e captação de doadores da Fundação, o perfil de doadores da Bahia ainda é masculino, com idade entre 29 e 35 anos, o que tem mobilizado a instituição, junto ao Ministério da Saúde, para criação de projetos que promovam a cultura da doação de sangue no Brasil e ampliem o perfil dos doadores. “Desde 2003 temos o projeto Clube 25, que trabalha com a faixa etária mais jovem, a partir dos 18 anos até os 25 anos no esforço de fidelizar doadores mais jovens”, contou.

Além do Clube 25, a unidade está à frente dos projetos: Doador do Futuro, Universidade Cidadã, Empresa Cidadã, Militar Cidadão e mantém articulações com entidades religiosas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Para realização das coletas de sangue e cadastros para doação de medula óssea, os voluntários passam por uma triagem para saberem se estão aptos e realizarem testes para qualificação do sangue coletado. A hematologista e diretora de hemoterapia Rivania Andrade, explica que “são realizados todos os exames sorológicos obrigatórios na bolsa, a fim de garantir a segurança do sangue coletado”.

Desde 2017, a Hemoba garante a certificação ISO 9001:2015, uma das melhores do país, por conta dos rigorosos processos de avaliação e qualificação em todo ciclo do sangue, garantindo a segurança do paciente.

Ampliação do Atendimento

A instituição prevê até o primeiro trimestre de 2021, a inauguração do Centro de Referência em Doença Falciforme.  Com investimento de R$ 7,3 milhões em obras e equipamentos, o novo centro será equipado para realizar atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, ortopedia, hepatologia, oftalmologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social, assistência farmacêutica, neurologia, ginecologia e enfermagem.

Fonte: ASCOM

iGuanambi

Recent Posts

Operação Grau Zero apreende cinco motocicletas por direção perigosa na região da 94ª CIPM

Nesta terça-feira (25), a Operação Grau Zero, realizada pela 94ª CIPM, resultou na apreensão de…

18 minutos ago

Novo Centro Cirúrgico no Hospital Municipal de Guanambi já realizou 99 cirurgias eletivas nos primeiros 50 dias

Um grande salto para a saúde do município de Guanambi foi a finalização do Centro…

6 horas ago

Deputado Charles Fernandes entrega equipamentos agrícolas para comunidades rurais da região

Na última sexta-feira (21), o Deputado Federal Charles Fernandes (PSD) esteve presente na sede da…

24 horas ago

Guanambiense de 31 anos morre após capotar caminhonete na PB-221, na Paraíba

Diego Pereira dos Santos, de 31 anos, natural de Guanambi, morreu na manhã de segunda-feira…

1 dia ago

Câmara de Vereadores de Guanambi debate demandas da comunidade e aprova Comissões Permanentes

A Câmara de Vereadores de Guanambi realizou, nesta segunda-feira (24), mais uma sessão ordinária, onde…

1 dia ago

Parceria de Ivana Bastos e Governo do Estado garante 12 novas viaturas para reforçar a segurança nos municípios

A deputada Ivana Bastos, em parceria com o Governo do Estado, viabilizou a entrega de…

1 dia ago