Categories: NotíciasRegional

Guajeru: Trator Agrícola é disponibilizado para atender agricultores rurais de 4 Associações

Na manhã deste domingo (28/06/20), o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, o vice prefeito Galego, o Diretor Izaías Rodrigues realizaram o ato de entrega de um trator com implementos agrícolas na comunidade de Cancela, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, o Prefeito Gil realizou a entrega atendendo a indicação do vereador Zé Carlos para o bloco de Associações de Cancela, Maxixe, São Domingos e Lagoa da Baixa do Morro (Lagoa do Ferbônio), estiveram presentes no ato o vereador Gilberto de Zeca, os presidentes e vice-presidentes de cada associação e o ex-vereador Joãozinho.

Em sua fala o prefeito Gil Rocha destacou o trabalho executado no fortalecimento da agricultora familiar com ampliação no acesso ao credito rural em parceira com INEC e Banco do Nordeste e Banco do Brasil, acesso ao programa garantia safra que garante ao agricultor indenização de 850,00 em caso de frustração de safra, acesso ao programa de aquisição de alimentos proporcionando o fortalecimento dos Produtores com a compra de parte de sua produção e entregando aos as famílias em situação de vulnerabilidade social. Regularização das propriedades rurais com emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Imposto territorial rural (ITR), prestação de Assistência técnica e extensão rural, suporte técnico e jurídico para atualização dos estatutos das associações, aquisição de projetos para as associações por meio de editais públicos, foram 270 colmeias com toda indumentária apícola para a associação de Apicultores, projeto para estruturação da unidade da beneficiamento de leite ( Laticínio de Extrema), projeto para estruturação da cadeia produtiva da mandioca da comunidade de Lagoa do Junco, 20 barracas de feiras, promoção de cursos e oficinas em parceria com o SEBRAE para melhorar a produção no município. O trator e implementos é fruto de emenda parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira em parceira com o deputado estadual Zé Raimundo, esse sendo o segundo trator destinado por eles, do total de 04 recebidos nos últimos anos.

“Esse trator e seus implementos, na safra 2019, atendeu diversas associações e agora, para a safra de 2020, atenderá esse bloco de Associações, essa região é produtora de mandioca otimizando assim o uso da máquina principalmente na época da colheita além diminuir os custos de produção com o preparo do solo.” Reforçou o Diretor Municipal de Desenvolvimento Rural Izaías.

Fonte: ASCOM

iGuanambi

Recent Posts

Homem é preso por agressão e ameaça contra mulher no centro de Guanambi

Um homem de 30 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (26) em Guanambi, no…

3 horas ago

94ª CIPM realiza capacitação para uso dos novos fuzis ARAD

A 94ª CIPM/CAETITÉ promoveu, nesta terça e quarta-feira (25 e 26/02/2025), o primeiro ciclo de…

3 horas ago

Operação Grau Zero apreende cinco motocicletas por direção perigosa na região da 94ª CIPM

Nesta terça-feira (25), a Operação Grau Zero, realizada pela 94ª CIPM, resultou na apreensão de…

9 horas ago

Novo Centro Cirúrgico no Hospital Municipal de Guanambi já realizou 99 cirurgias eletivas nos primeiros 50 dias

Um grande salto para a saúde do município de Guanambi foi a finalização do Centro…

15 horas ago

Deputado Charles Fernandes entrega equipamentos agrícolas para comunidades rurais da região

Na última sexta-feira (21), o Deputado Federal Charles Fernandes (PSD) esteve presente na sede da…

1 dia ago

Guanambiense de 31 anos morre após capotar caminhonete na PB-221, na Paraíba

Diego Pereira dos Santos, de 31 anos, natural de Guanambi, morreu na manhã de segunda-feira…

1 dia ago