A cidade de Matina recebeu na manhã desta sexta-feira (20), prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de diversas segmentos sociais dos 16 municípios integrantes do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, com o objetivo de discutir gestão consorciada de resíduos sólidos.
A reunião faz parte de uma série de ações que os prefeitos do CDS-Alto Sertão tem implementadas na gestão do atual presidente Juscélio Alves Fonseca, com o apoio técnico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia-SEDUR, que tem um planejamento com calendário de execução dos trabalhos, inclusive, com a aceleração dos processos para desenvolvimento de Planos de Resíduos Sólidos, tais como Planos Intermunicipais, Projetos Regionalizados e empreendimentos que possam atender grupos de cidades em todo o estado.
Para mediar as discussões em Matina, a SEDUR enviou seu superintendente de planejamento e gestão territorial Dr. Armindo Gonzalez Miranda, que apresentou aos presentes a mais nova proposta de arranjos e agrupamentos de municípios regionais para otimizar os custos na elaboração do plano integrado para gerenciamento de resíduos sólidos e viabilizar os custos de operação no descarte adequado do rejeito.
Ficou acertado na reunião a brevidade nas assinaturas dos protocolos de intenções que visam apoiar a elaboração dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos com todos os 16 municípios do CDS-Alto Sertão, junto à SEDUR e Governo do Estado da Bahia, o que deverá acontecer nas próximas semanas.
O prefeito de Matina e presidente do CDS-Alto Sertão Juscélio Alves Fonseca, recebeu os prefeitos Jairo Magalhães (Guanambi), Pedro Cardoso (Lagoa Real), Beto Maradona (Caculé), Adalto Prates (Ibiassucê), Reinaldo Góes (Iuiú), Alan Vieira (Riacho de Santana) e Josielton Muniz (Sebastião Laranjeiras).
Também participaram da reunião o vice-prefeito de Matina Otílio de Souza Fernandes, os vereadores de Matina Jânser Fonseca, Sérgio Cruz e Fábio Cardoso, o secretário executivo do CDS-Alto Sertão Anderson Públio, o professor da UniFG Thomas Marques e a presidente da Cooperativa Catando a Vida, da cidade de Caculé Aparecida Martins, que teve a oportunidade de relatar sua experiência na reciclagem do lixo, como fonte de emprego e renda.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Matina
Na última sexta-feira (21), o Deputado Federal Charles Fernandes (PSD) esteve presente na sede da…
Diego Pereira dos Santos, de 31 anos, natural de Guanambi, morreu na manhã de segunda-feira…
A Câmara de Vereadores de Guanambi realizou, nesta segunda-feira (24), mais uma sessão ordinária, onde…
A deputada Ivana Bastos, em parceria com o Governo do Estado, viabilizou a entrega de…
Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Guanambi, vereador Fausto Azevedo,…
A Prefeitura Municipal de Guanambi, por meio do assessor contábil Gilvano Messias, apresentou os Relatórios…