Futuro: Cientistas conseguem gerar energia usando o frio da noite

Cientistas descobriram uma maneira de alimentar uma lâmpada usando o frio da noite. Essa descoberta pode ser uma maneira de criar uma contrapartida noturna para a energia solar.

O processo de conversão do frio em energia, chamado de resfriamento radiativo do céu, usa um dispositivo termoelétrico de baixo custo que pode gerar energia suficiente para alimentar uma lâmpada LED. Ele funciona de forma semelhante aos painéis solares, exceto que usa a mudança de temperatura durante a noite para gerar energia.

“Notavelmente, o dispositivo é capaz de gerar eletricidade à noite, quando as células solares não funcionam”, disse  Aaswath Raman, professor assistente de ciência e engenharia de materiais da Universidade da Califórnia e um dos responsáveis pela criação do projeto. “Além da iluminação, acreditamos que essa poderia ser uma abordagem amplamente favorável à geração de energia adequada para locais remotos e em qualquer lugar onde a geração de energia durante a noite seja necessária.”

O projeto está tentando criar algo como a energia solar – a única diferença é que isso é feito durante a noite. Células solares podem ser equipadas com baterias para armazenar a energia captada durante o dia, mas a implementação dessas baterias acaba tornando a tecnologia mais cara.

Raman, juntamente de dois cientistas da Universidade de Stanford, Wei Li e Shanhui Fan, desenvolveu um dispositivo que é, essencialmente, uma superfície voltada para o céu e que passa seu calor para a atmosfera como radiação térmica.

Os cientistas descreveram o processo como semelhante à forma como a geada se forma na grama durante noites muito frias. Essa ideia pode ser usada para criar eletricidade e produzir energia renovável depois que o sol se pôr. Os testes foram realizados em um telhado no campus de Stanford.

“Nosso trabalho destaca as muitas oportunidades que podem ser exploradas no campo da geração de energia”, disse Raman. “Acreditamos que isso forma a base para uma tecnologia complementar à energia solar. Embora a produção de energia seja substancialmente menor, ela pode operar em horas em que as células solares não podem.”

Fonte: Olhar Digital

iGuanambi

Recent Posts

Secretaria de Saúde de Guanambi, firma parceria com a SESAB para realizar 2.100 mamografias; saiba como agendar o exame

O Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), firmou parceria com a…

2 horas ago

Prefeitura de Pindaí anuncia primeiras atrações do São João 2025 e garante grande festa para a população

A Prefeitura Municipal de Pindaí já deu início aos preparativos para o tradicional São João…

2 dias ago

Prefeitura de Urandi avança com escutas do PPA Participativo em comunidades rurais

A Prefeitura de Urandi, sob a gestão do prefeito Warlei Oliveira e do vice-prefeito Sinha,…

2 dias ago

Publicado aviso de licitação para obra de sistema de abastecimento de água em Feira da Mata e Dom Basílio

Foi publicado no Diário Oficial do Estado o aviso de licitação para a execução das…

3 dias ago

Com equilíbrio fiscal, Prefeitura de Guanambi figura no ranking dos municípios baianos com uma das maiores Taxas de Investimentos

A Prefeitura de Guanambi segue se destacando a nível estadual, com índices oficiais, baseados em…

3 dias ago

Hugo Costa participa de posse do novo comandante do BOPE da PM-BA e discute demandas de Guanambi com deputada Ivana Bastos

O ex-vice-prefeito de Guanambi, Hugo Costa, esteve em Salvador nesta segunda-feira (14), acompanhado do vereador…

3 dias ago