O prefeito municipal de Matina reuniu todas as secretarias municipais do Governo a Serviço do Povo para estabelecer medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19). A reunião aconteceu na noite desta terça-feira (17), na sede da prefeitura de Matina, onde o prefeito Juscélio Alves Fonseca assinou o decreto 065 que suspende, pelo prazo de 60 dias, “todas as atividades e eventos com aglomeração de mais de 50 pessoas por vez, compreendidos dentre outros os eventos esportivos, academias, espetáculos de qualquer natureza, shows, cultos e demais manifestações religiosas e culturais.

Além disso, ficou determinado que deverá ser providenciada a imediata orientação dos alunos e profissionais do ensino quanto ao manejo adequado da higiene com vistas à prevenção e enfrentamento do coronavírus (COVID-19).

Ficou estabelecido a suspensão das aulas da rede municipal de ensino público e privado pelo período inicial de 15 dias, a partir do dia 23 de março de 2020, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, ou estendido por prazo indeterminado, a fim de se evitar proliferação do COVID-19.

Foi recomendado que as pessoas evitem permanecer nas feiras-livres, em ambientes de aglomeração e que saiam nas ruas somente quando for necessário.

Também foi recomendado que a população de Matina em retorno de viagens nacionais ou regionais, em especial atenção para aquelas localidades com transmissão sustentada do vírus, no caso de pessoas sem sintomas respiratórios, permaneçam em isolamento domiciliar por 7 dias e em caso de febre, associada a sintomas respiratórios intensos, a exemplo de tosse e dificuldade de respirar, buscar atendimento nas unidades de urgência e emergência o mais rápido possível.

Entre tantas outras medidas, também foi determinado que os prestadores de serviços de transporte coletivo com atuação no âmbito do município de Matina, serão obrigados a promover a limpeza e assepsia no interior dos veículos a cada viagem prestada, com a utilização de desinfetantes e produtos aptos ao combate do novo coronavírus, ficando sujeito às sanções previstas em lei em caso de descumprimento do procedimento ora determinado, inclusive, revogação imediata da autorização para o exercício da atividade de transporte de passageiros no âmbito do município de Matina.

Todos os casos suspeitos de infecção do coronavírus deverão ser imediatamente notificados à Secretaria Municipal de Saúde de Matina, visando o acompanhamento e a manutenção de dados essenciais à identificação de pessoas com risco ou efetivamente infectadas, com a finalidade principal de adotar as medidas terapêuticas necessárias e evitar a sua propagação.

As medidas anunciadas tem por iniciativa, preservar a segurança e a saúde da população de Matina, especialmente pela evolução dos casos confirmados de infecção do coronavírus (COVID-19) no Brasil e na Bahia. Neste momento, a nossa prioridade é a saúde e a segurança do povo matinense.

Confira o decreto!

Prefeitura Municipal de Matina
Governo a serviço do povo

Deixe seu Comentário